Escola

    Na localidade do Senhor da Serra existiu, até ao ano lectivo de 1967/68, um Posto Escolar com uma docente. A escola funcionava numa casa particular, pertencente a D. Maria Altina Ferrer Lemos Torres.     Em 1968 foi construído, segundo o Plano dos Centenários, um edifício com duas salas destinado ao Ensino Primário. No ano lectivo de 68/69 foi colocada uma professora profissionalizada efectiva e em 19 de Agosto de 1969 foram criados mais dois lugares em Diário do Governo.
    No ano lectivo de 69/70, passou a existir uma turma de 5.ª classe (Ciclo Complementar). Em 1973, surgiu um projecto inovador que se veio a constituir como uma experiência piloto de educação integrada, na qual o Jardim de Infância se interliga com outros ciclos de Ensino Básico. Assim, seria possível minimizar as carências de nível alimentar e de alfabetização. A Escola poderia desenvolver as crianças em todas as suas aptidões, sem choques entre os diferentes ciclos, possibilitando-lhes uma educação com base nos seus interesses reais.
    O Conjunto Escolar Experimental do Senhor da Serra foi criado por despacho do Ministro da Educação Nacional de 1 de Outubro de 1973, face às disposições do Decreto-Lei n.º 47587 de 10 de Março de 1967, e entrou em funcionamento em Outubro de 1973. Este projecto incluía os Ciclos Elementar e Complementar do Ensino Primário e de Educação Pré-Escolar.
    Era altura de começar a desenvolver esforços para a construção de uma cantina e de um espaço apropriado para o funcionamento do Ensino Pré-Escolar. Em 1973 surgiu o apoio de Ferrer Correia e da sua esposa, quer pessoalmente, quer através da Fundação Calouste Gulbenkian. As despesas da construção da cantina foram custeadas, em partes iguais, pela população do Senhor da Serra e pelo Professor Doutor Ferrer Correia. O actual edifício do Jardim de Infância, construído junto à Escola Primária, foi suportado financeiramente pela Fundação Calouste Gulbenkian em 1975/76.
    Dava-se assim início a uma experiência única no país, que congregava o Ensino Pré-Escolar e os ciclos Elementar e Complementar do Ensino Primário. No ano lectivo de 1985/86, o Ciclo Complementar deu lugar ao 2.º Ciclo do Ensino Preparatório.
    No ano lectivo de 1989/90, através do Decreto-Lei n.º 157/89 de 12 de Maio, foi criado o Centro Escolar do Senhor da Serra (CESS) explicitado pelo Decreto Regulamentar n.º 6/90 de 20 de Março, que definiu um período experimental suplementar de 5 anos, com a frequência de crianças desde os 3 anos de idade até ao 3.º Ciclo de Ensino Básico.
    Em Maio de 1989, durante a visita do então Ministro da Educação, Roberto Carneiro, a designação do nome da Escola foi alterada para Centro Escolar do Senhor da Serra, conforme o Decreto-Lei 157/89. Em 1991, a primeira Escola Básica Integrada portuguesa passou a designar-se Centro Escolar do Professor Doutor Ferrer Correia.
    No ano lectivo de 1994/95 funcionou nesta escola o Ensino Supletivo Nocturno e, em 1998/99, iniciou-se o Ensino Recorrente Nocturno por Unidades Capitalizáveis para Alunos Trabalhadores-Estudantes (SEUC).